Destaques

Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

Imagem
Apesar de já ter sido publicado por editoras, tenho me aventurado na auto publicação e já possuo obras diversas, com temas diferentes. Desde tema técnico, como a apostila de Excel, até a 4ª edição de Quando Nerds Encontram Orcs (Ilustrada). Conheça alguns destes livros e se puder, apoie a literatura brasileira! É mais que ajuda financeira, é ajuda profissional Quando Nerds Encontram Orcs - Ilustrado Meu livro mais conhecido, em sua 4ª edição! Acompanhem a aventura de um grupo improvável de Nerds, que após invocar acidentalmente um feitiço vão parar dentro de um jogo de RPG! Compre:  E-book (Amazon)  |  Impresso (Clube de Autores) O amor em meio à pandemia Ambientado nos eventos da pandemia do novo coronavírus, o livro conta a história de várias vidas que foram mudadas durante o isolamento social. O amor sempre encontra um caminho... Compre:  E-book (Amazon)  |  Excel Básico! Já na 3ª edição, apresenta o Excel para iniciantes de forma clara, objetiva e rápida. Compre: E-book (Amazon) |

Uma definição simples e objetiva do que é amor!

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay 
Amor é algo difícil de definir... Os seres humanos produziram muitas obras e debates tentando explicar o que é este sentimento, embora particularmente eu não goste de classificar como sentimento (convido o(a) leitor(a) a ver meu artigo “O amor é uma escolha! E isso é maravilhoso para você...”), e a verdade é que normalmente se chega a uma conclusão complexa e confusa, que faz com que a maioria das pessoas desistam de entender.

Vou tentar lhe trazer hoje uma definição simples do que é amor, pois vivemos numa época de informações em velocidade e em excesso, e isto faz com que as pessoas precisem ser práticas para sobreviver em um mundo tão hostil, especialmente quanto aos sentimentos, como o de hoje.

Porém antes precisamos estar alinhados com uma coisa: Amor não é paixão! Ok? Sei que muita gente já fala isto, mas não custa nada lembrar. E é por isso que o amor não pode ser classificado, a meu ver, como um simples sentimento. Senão, você não precisaria entrar em relacionamentos, com várias etapas para descobrir se ama, ou não, alguém. O amor é algo mais próximo de uma construção, gosto até de me referir a ele como um projeto. Algo que transcende um simples sentimento, pois a proposta do amor, é ser algo mais sólido e atemporal que uma paixão, já que esta última se vai com o passar dos anos, e não se preocupa em voltar.

Certo, mas a explicação ainda está complexa demais...

De uma forma simples, afinal, o que é o amor?

Vou ser objetivo e pegar emprestado do psicólogo Rossandro Klinjey a seguinte definição. Amor é: Admiração e respeito!

Sim, simples assim!

Ok! Eu acredito que ao longo da vida o amor tenha outros temperos e receitas que se somem a definição do Rossandro, mas ele acerta a colocar o amor como uma espécie de conquista. Não nascemos nem amando nossos pais (a psicologia é um pouco cruel neste ponto), mas passamos a admirá-los e a respeitá-los, e se você nasceu em uma família que lhe acolheu, protegeu, educou e amou (sendo ela biológica, ou não), você certamente se espelhou em seus pais para criar seus valores (dai a admiração) e os escutou, mesmo quando suas opiniões divergiam (por respeito).

Pois o amor é isso, simples, porém difícil de conquistar. Quando admiramos e respeitamos alguém, mesmo diante de uma situação difícil, mesmo contrariados, mesmo que tudo pareça perdido, temos a certeza de que mesmo dentro das diferenças eu posso confiar naquela pessoa que está do meu lado. Posso construir uma vida com ela, que mesmo nos impasses, daremos um jeito de fazermos nossos projetos se concretizarem.

Para amar alguém não basta sentir atração, você precisa admirar e respeitar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Dar um tempo.." realmente funciona? Entendendo as implicações de se colocar o relacionamento em banho maria