Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

Você já deve ter escutado muito sobre isso, mas será que sabe identificar e se proteger de um abuso psicológico? Hoje, pretendo falar este tema que infelizmente é cada vez mais comum de se observar. O abuso psicológico pode causar danos mentais como ansiedade e depressão. Além de sintomas físicos que vão da baixa qualidade do sono, problemas gastrointestinais, dermatológicos, entre outros.
Quero dar alguns sinais para te ajudar a identificar um abusador psicológico. Mais adiante.
Antes de ir direto ao assunto, quero pedir seu apoio deixando seu like, compartilhando o episódio em vídeo e se me der esta honra, se inscrevendo no PsicoNerd!
Os abusadores são peritos em manipulação mental e farão de tudo para você não perceber que eles estão te esgotando. Ao contrário de uma violência física, o abuso mental não deixa marcas externas e é por isso que temos que ficar atento aos sinais.
1- O primeiro sinal de um abuso psicológico é a humilhação: Abusadores costumam atacar a autoestima. Sempre vão usar frases como “você não é inteligente”, “você não sabe fazer isso direito”, entre outras frases para passar a ideia de que você é incapaz. Esse tipo de humilhação pode ser publica, ou na vida privada e é bem comum que façam isso de uma forma que pareça uma “brincadeira”, as vezes até dizem sorrindo.
2- Outro sinal de que você tem um abusador na sua vida é a ambivalência: Tome cuidado com isso. Abusadores também fazem elogios. Hora estão te humilhando, hora estão fazendo algum elogio. Neste caso, o elogio é uma forma de manipulação. A vítima fica confusa e acaba muitas vezes acreditando que a humilhação é uma forma de demonstração de amor.
3- Um importante sinal que você precisa observar é o isolamento social: Abusadores sabem que as pessoas que amam a vítima vão protegê-la, então lentamente vão isolando-a dos amigos e familiares. Se de repente ficar muito difícil você manter seus vínculos, se questione por que aconteceu isso. Se tornar completamente dependente do abusador, sem a família por perto, é um sinal muito comum.
4- Cuidado também com a transferência de culpa: Abusadores mentem, e quando são confrontados tentando devolver a acusação. Fazem algo como “por que você está me perguntando onde eu estava? O que você está escondendo de mim?”. Além de tentarem fazer você se sentir com culpa por estar perguntando algo que o possa revelar uma infidelidade por exemplo.
5- E a último sinal que vou comentar neste episódio é a negação e contradição: Os abusadores costumam dizer uma coisa e fazer outra, e se confortados, eles negam até o fim. Vão dizer que é coisa da sua cabeça e fazer de tudo para sustentar uma imagem que não é a real. Podem gritar com você e ainda assim dizer que são calmos e pacientes, vão dizer que te amam, mas te humilhar na frente dos amigos. Podem falar que te apoiam, mas te dizem que você é incapaz de fazer algo direito.
Por enquanto é só. Os sinais podem ver como falei ou com variações, por isso vai aqui uma dica para se proteger: Não se isole de amigos e familiares! Detectar um abuso psicológico é muito difícil quando se vive em um. Tente conversar com pessoas de confiança e não tenha vergonha de visitar um terapeuta. Conhecer mais sobre você e investir em sua autoestima, são suas melhores armas contra o abuso psicológico.
Eu vou ficando por aqui. Meu nome é Elias Ribeiro, um grande abraço!
Comentários
Postar um comentário