Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

A hora certa de desistir
Todo mundo fala sobre insistir, sobre perseverança, mas muitos tem medo de falar de algo muito necessário: A hora certa de desistir.
Ao contrário do que diz o senso comum, e para a infelicidade dos coachs sem formação, desistir é sim uma opção. Na verdade, desistir é um grande estado de coragem. Mas, não desista agora. Até para desistir existe uma hora certa.
Caio Fernando Abreu disse uma vez: “Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem”. E por mais incoerente que possa parecer, falar de desistir é um tabu, mas não deveria.
Ter foco em uma tarefa e ir até o fim, é importante e deve ser sempre sua primeira opção. Principalmente se for seu sonho! Esgote todas as suas opções, explore todas as perspectivas e entenda primeiro que tudo que era possível de se realizar e até onde seus limites te permitam ir. E enquanto isso não acontecer, não cogite usar a palavra desistir.
Desistir também não deve ser utilizado para renunciar a seus sonhos. Quando desistimos, escolhemos renunciar àquele caminho, para podermos seguir em outro. Desistir deve ser usado de forma estratégica.
Porque tão importante quanto seguir em frente sem parar, é percebemos que entramos em um beco sem saída. Insistir em algo que não vai dar certo, é também uma forma de abrir de nossos sonhos. E mais uma vez, desistir não significa renunciar aos seus sonhos e objetivos.
Darwin uma vez disse que sobrevive aquele que se adapta melhor, e não o mais forte. Porque como seres humanos, não temos nenhuma vantagem contra a natureza, exceto a nossa habilidade de se adaptar. Se não podemos ter asas, usamos avião. Isso é adaptação.
Seus sonhos nem sempre vão se realizar do jeito que imaginou, e está tudo bem, quase sempre é assim. Até mesmo nossos sonhos e objetivos precisam ser adaptados. E para conquistar nossos objetivos e sonhos, vamos ter que aprender a desistir.
Desistir de tudo que te atrasa, desistir daquilo que você não está trazendo nada para si, de pessoas, da sua zona de conforto... Então aqui vai uma regra para você saber a hora certa de desistir: Desista apenas para adaptar seu objetivo e sonho, e ficar mais perto dele.
E mais uma vez, na natureza não é o mais forte que vence, mas o que se adapta melhor.
Comentários
Postar um comentário