Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

O ator Bruce Willis e o cartunista Angeli, surpreenderam a todos ao se aposentarem por conta da Afasia. Um problema neurológico que afeta a linguagem. Mas, você sabe o que é a afasia?
Hoje vamos falar rapidamente sobre isso e tentar entender o que é esta doença que afeta em torno de 150 mil pessoas todos os anos no Brasil.
A afasia pode se manifestar de várias formas, e por isso precisamos primeiro entender o que é a afasia: Afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo. Ou seja, a pessoa tem dificuldade de entender, ou se comunicar pela linguagem falada ou escrita, ou qualquer meio equivalente. Ela geralmente afeta as funções de fluência do discurso, compreensão do discurso, capacidade de nomeação, capacidade de repetição, leitura e escrita. Podendo se apresentar em combinações diferentes.
Pessoas afásicas tem dificuldade de entender, ou se fazer entender, outras pessoas.
As causas das afasias são lesões no cérebro, que podem ser causadas por doenças degenerativas como Demência e Alzheimer. E lesões casadas por alguma perfuração, pancada, abcesso, traumatismo craniano e outros.
Também pode ser provocada por um AVC, acidente vascular cerebral, por isso ao primeiro sinal o afásico deve ser levado em uma emergência.
A afasia pode ser classificada de várias formas diferentes, mas para facilitar a compreensão, vamos dividir aqui em dois grandes grupos, baseada na capacidade de discurso do paciente. As afasias podem ser classificadas em Afasias Não fluentes e Afasias fluentes.
As afasias não fluentes afetam as pessoas causando dificuldade para falar, ou escrever palavras. A pessoa tenta se expressar, mas as frases saem incompletas, faltando palavras, com palavras trocadas, ou até de forma incompreensível. Esse tipo de afásico, por exemplo, pode falar coisas como “Quer Pizzaria”, “Faz sair hoje”. Elas compreendem bem o que falam com ela, e sabem que os outros tem dificuldades para entendê-las, causando grande frustação nestes pacientes.
Já as afasias fluentes, o indivíduo consegue falar bem, com bom nível de complexidade e articular bem as palavras, porém elas geralmente não fazem sentido no contexto da conversa. Geralmente não entendem também o que as outras pessoas estão falando e podem não perceber que não estão sendo compreendidos.
Após escutar tudo isso, você deve estar se perguntando sobre o tratamento. Afasia não tem cura, mas ainda assim é importante fazer um acompanhamento com especialistas. O neuropsicólogo e o neurologista costumam fazer um trabalho em conjunto para diagnosticar as funções afetadas e direcionar a melhor terapia. Assim, as causas das lesões são tratadas, para evitar mais problemas e até evolução da afasia e é feito um trabalho de fonoterapia para ajudar o paciente a suprir as dificuldades e encontrar alternativas para se comunicar.
Vou ficando por aqui, meu nome é Elias Ribeiro, um grande abraço!
Referencias:
https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/afasias
Comentários
Postar um comentário