Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

O assunto de hoje é delicado e importante. A depressão é um grande mal que vem aumentando cada vez mais no mundo. A OMS estima que mais de 350 milhões de pessoas tem depressão no mundo e esse número pode aumentar.
Sendo sintoma de muitos transtornos de saúde mental, as causas da depressão se confundem lendas que as pessoas contam sobre esta condição. Vamos entender hoje as principais causas da depressão, mas antes um aviso: Depressão não é frescura, depressão é um problema de saúde sério e precisa de acompanhamento profissional.
Vamos conversar melhor logo abaixo.
Antes de continuar, eu gostaria de pedir seu apoio curtindo este episódio, compartilhando com os amigos e amigas e me dando o prazer de sua inscrição. Ah, e não deixe de comentar, é sempre bom conversar com vocês!
A depressão pode ter várias causas e não vai dar para falar individualmente de cada uma delas em um único episódio, por isso dividi as causas em três grandes grupos: 1- Causas psicossociais; 2- Causas biológicas; 3- Causas biológico e psicossociais.
Dentre as causas psicossociais podemos destacar grandes eventos traumáticos na vida da pessoa, como uma morte repentina, um acidente, uma grande tragédia, ou qualquer coisa muito impactante que possa ser classificado como um evento estressante. Além disso, histórico familiar ruim, que pode ir de negligência dos responsáveis, ou até abusos na infância, ou o contato com uma pessoa querida que tem depressão. Eu comento sobre os efeitos da depressão, em quem cuida de deprimidos no episódio “Não falam sobre isso na depressão”.
Solidão, falta de perspectiva na vida, fim de relacionamentos e uma série de frustações, podem também provocar depressão. E atualmente, muitas horas na internet causam depressão. Sim, isso mesmo. Estudos já vem apontando a relação de horas excessivas nas redes sociais com depressão e ansiedade.
Também temos as causas biológicas. Infelizmente, existem alterações hormonais e nos nossos neurotransmissores que podem fazer com que você manifeste sintomas de depressão, mesmo que a princípio você não consiga encontrar um motivo para isso. Doenças crônicas, como câncer por exemplo, comumente podem trazer um quadro depressivo juntos.
E com isso vamos falar do 3 grupo, que é justamente a combinação de causas biológicas e psicossociais. Uma pré-disposição a ter depressão pode ser causadora do problema, diante de algum evento estressante na sua vida. Só de ser parente direto de alguém com depressão, já te coloca em risco de desenvolver a doença. Além disso, alcoolismo e abuso de drogas, combinado com a pré-disposição genética, podem levar rapidamente a pessoa a um quadro de depressão.
Por fim, as causas são infinitas, e todos estamos sujeitos. Por isso, procure um especialista e siga o tratamento.
Obrigado por sua companhia! Meu nome é Elias Ribeiro, um grande abraço!
Comentários
Postar um comentário