Destaques

Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

Imagem
Apesar de já ter sido publicado por editoras, tenho me aventurado na auto publicação e já possuo obras diversas, com temas diferentes. Desde tema técnico, como a apostila de Excel, até a 4ª edição de Quando Nerds Encontram Orcs (Ilustrada). Conheça alguns destes livros e se puder, apoie a literatura brasileira! É mais que ajuda financeira, é ajuda profissional Quando Nerds Encontram Orcs - Ilustrado Meu livro mais conhecido, em sua 4ª edição! Acompanhem a aventura de um grupo improvável de Nerds, que após invocar acidentalmente um feitiço vão parar dentro de um jogo de RPG! Compre:  E-book (Amazon)  |  Impresso (Clube de Autores) O amor em meio à pandemia Ambientado nos eventos da pandemia do novo coronavírus, o livro conta a história de várias vidas que foram mudadas durante o isolamento social. O amor sempre encontra um caminho... Compre:  E-book (Amazon)  |  Excel Básico! Já na 3ª edição, apresenta o Excel para iniciantes de forma clara, objetiva e rápida. Compre: E-book (Amazon) |

POSSO FALAR DE SUICÍDIO? Sobre o efeito Werther e diálogo com suicidas

Ah um tempo atras falei sobre o Efeito Werther, que é um fenômeno de aumento de suicídio que é observado sempre que se lança uma série, ou livro, ou outra coisa, falando sobre um suicida. Vale a pena você conferir este episódio também. Foi aí que alguns de vocês me perguntaram: Devo, ou não devo falar sobre suicídio?



Bem, a resposta é simples e objetiva: Sim, você pode e deve falar sobre suicídio.

O que você não deve fazer é romantizar o suicídio.

Eu quero conversar com você sobre isso, mas antes eu gostaria de pedir seu apoio a este projeto, curtindo o episódio em vídeo, compartilhando com os amigos e as amigas, e se puder, me dê o prazer de ter sua inscrição no meu canal o PsicoNerd.

Voltando ao verdadeiro problema. Muitas obras sobre suicídio são ricas em informações que em uma situação normal lhe ajudam a ser mais forte. O grande problema, é quando ao romantizar o suicídio, a obra acaba dando uma justificativa para que o suicida vá adiante. Como uma espécie de inspiração... Mais uma vez: O problema não está em falar sobre o suicídio, mas na forma como é mostrado. Do jeito errado, passa a ideia de alívio imediato e não considera os efeitos devastadores sobre as pessoas que amam o suicida.

Mas, não joguem pedra nas obras que falam sobre o tema, a culpa não é delas. O diretor e roteiristas, não são terapeutas e nem tem condições de oferecer a melhor escuta para quem está passando por um problema. Elas são muito boas para quem quer se aprofundar sobre o tema, o problema é que nossa mente pode só estar buscando uma desculpa para fazer algo extremo.

Se você quer realmente ajudar um suicida, passe um tempo com ele, o escute, tente entender o que está acontecendo e principalmente, ajude-o a procurar a ajuda que precisa. O suicido pode partir de vários motivos, e só com a escuta podemos entender. 

E se você está passando por este problema, ligue 188, a linha do CVV.

Converse um pouco mais comigo nos comentários.

Obrigado por sua companhia! Meu nome é Elias Ribeiro, um grande abraço!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Dar um tempo.." realmente funciona? Entendendo as implicações de se colocar o relacionamento em banho maria

Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!