Destaques

Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!

Imagem
Apesar de já ter sido publicado por editoras, tenho me aventurado na auto publicação e já possuo obras diversas, com temas diferentes. Desde tema técnico, como a apostila de Excel, até a 4ª edição de Quando Nerds Encontram Orcs (Ilustrada). Conheça alguns destes livros e se puder, apoie a literatura brasileira! É mais que ajuda financeira, é ajuda profissional Quando Nerds Encontram Orcs - Ilustrado Meu livro mais conhecido, em sua 4ª edição! Acompanhem a aventura de um grupo improvável de Nerds, que após invocar acidentalmente um feitiço vão parar dentro de um jogo de RPG! Compre:  E-book (Amazon)  |  Impresso (Clube de Autores) O amor em meio à pandemia Ambientado nos eventos da pandemia do novo coronavírus, o livro conta a história de várias vidas que foram mudadas durante o isolamento social. O amor sempre encontra um caminho... Compre:  E-book (Amazon)  |  Excel Básico! Já na 3ª edição, apresenta o Excel para iniciantes de forma clara, objetiva e rápida. Compre: E-book (Amazon) |

😥A SAÚDE MENTAL NA INTERNET e dos Youtubers e criadores

Hoje eu quero falar de um assunto que querendo ou não, eu vivencio diariamente, 7 dias por semanas, incluindo feriados. Quero falar da saúde mental na internet, mas especificamente pelo ponto de vista dos criadores de conteúdo. porque bem ou mal, sou neuropsicólogo, mas também estou aqui criando material informativo para vocês e isso tem me colocado em uma espiral de risco que é recente, até mesmo para nós profissionais da psicologia.

Não raras vezes aparece na mídia casos de influencers que vivenciam problemas de saúde mental bem sérios. Casos famosos como o do Whindersson Nunes e de outros, cada um em seu nicho, vem colocando uma alerta na saúde mental dos criadores de conteúdo. As profissões da internet colocam uma exposição, muitas vezes tóxicas, que não havia antes. A soma da segurança do anonimato, com acessibilidade que as redes dão, fazem com que pessoas despejem sem censura suas próprias inseguranças no outro.

Existem muitos estudos, cuja fontes já cansei de citar aqui e não vou me prender a isso hoje, mas eles já provam que a exposição as redes aumentam a chance de depressão, ansiedade e problemas de autoimagem e autoestima. Não que você deva evitar as redes, elas podem trazer coisas boas também. O Youtube por exemplo, costuma ser citado como uma rede com um bom potencial para ajudar pessoas com problemas de saúde mental. Mas, até ele tem seus problemas.

Falando do lado do criador, novamente, de quem precisa mostrar o rosto, muitas vezes servimos de objeto de transferência da frustação de alguns. Além disso, as redes sociais trabalham com algoritmos que acabam funcionando como uma coação para que seja criado conteúdos que retroalimentam as redes. Em outras palavras, o algoritmo está sempre tentando fazer você trabalhar mais, se expor mais, para continuar relevante, se tornando mais uma pressão na psiquê de quem está no centro.

Do outro lado, sempre há o risco que alguém que perdeu o equilíbrio em sua vida, projetar em você suas frustações, simplesmente porque não suportou ver você em um bom dia. É muito fácil xingar em um comentário, sem se importar com o que está acontecendo na vida privada de quem está na tela. Na psicologia chamamos isso de transferência, que é projetar seus conteúdos inconscientes para a pessoa que está na sua frente. Se alguém se dá ao trabalho de te xingar num site, pelo puro prazer de fazer isso, então, isso é o que ela tem de melhor para mostrar.

As redes sociais estão longe de serem seguras para a gente e estamos adoecendo sem perceber. Mas, deveríamos estar tirando proveito para fazer dela um lugar melhor. Deveríamos estar usando-a de um outro jeito....

Estou dando esta volta toda para falar com vocês: por mais legal que seja termos espaço para falar. Temos que tomar muito cuidado com nossa saúde mental. Nós precisamos cuidar um dos outros. Quem assiste e quem fala. Eu preciso passar o que tenho de melhor para vocês e vocês me passarem o que tem de melhor. É essa troca que fazer o melhor o dia do outro melhor.

E não devemos ficar só nos vídeos, nas postagens do Instagram, ou etc... Tudo que falamos pode melhorar o estragar o dia de alguém. Então vamos fazer esse pacto? Vamos tentar ser pessoas melhores um com o outro? Eu vou tentar te fazer bem e você me tenta fazer o mesmo, e espalhamos isso para todas as pessoas ao nosso redor. Combinado?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Dar um tempo.." realmente funciona? Entendendo as implicações de se colocar o relacionamento em banho maria

Meus livros! Apoie a literatura brasileira e conheça minhas obras!